Sobre

Nossa História

A prática esportiva possui, historicamente, um papel fundamental na inclusão social.

Especialmente no Brasil, país com tantas desigualdades, o jovem muitas vezes encontra no esporte as oportunidades que lhes faltam em outros setores da sociedade. A exclusão social aprofunda-se ainda mais quando se trata da pessoa portadora de deficiência. Segundo o Senso 2000, existem no Brasil 25 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

No entanto, as iniciativas governamentais de apoio a essa imensa parcela de nossa população são absolutamente insuficientes.

Por esta razão, o portador de deficiência acaba dependendo de iniciativas paralelas. No caso da deficiência mental, entidades como as APAEs, as Sociedades Pestalozzi, entre outras, foram fundamentais há décadas para a criação de um movimento em defesa dessas pessoas.

Entre as ferramentas utilizadas para melhorar sua condição de convívio social estiveram sempre a psicologia, a pedagogia e a prática esportiva. Foi neste ambiente que, no final dos anos 80, surgiu a necessidade da existência de uma entidade nacional que representasse o desporto para pessoas portadoras de deficiência mental em todos os níveis, tanto nacionais como internacionais.

Atendendo aos modelos internacionais de organização do desporto para portadores de deficiência, foi criada em 1989 a ABDEM – Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais, presidida até 2004 pelo Senador Flávio Arns e a partir de 2005 pelo Professor Adilson P. Ramos. Sendo membro da INAS/FID – Federação Internacional de Desportos para Pessoas Portadoras de Deficiência Mental e do CPB – Comitê ParaolímpicoBrasileiro, a ABDEM é a entidade sem fins lucrativos de nível superior na hierarquia dos desportos paraolímpicos nacionais, representando o atleta portador de deficiência mental.
Missão

“A organização e o desenvolvimento da prática do desporto na área da deficiência mental, visando a competição saudável e integração entre os atletas, promovendo assim o aprimoramento de suas habilidades físicas e intelectuais, o companheirismo e a inclusão social através do esporte”.
Organização

Os atletas participam das competições da ABDEM através das ARDEMs, Associações Regionais atualmente presentes em 12 Estados Brasileiros. Os atletas das ARDEMs são oriundos de entidades como as APAEs – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Sociedades Pestalozzi, Associações Paradesportivas, entidades co-irmãs, classes especiais em escolas comuns, públicas e privadas, e inúmeras outras iniciativas existentes em nossa sociedade. Pode-se afirmar, desta forma, que a abrangência da ABDEM estende-se por milhares de municípios brasileiros.
Competições

A ABDEM organiza anualmente competições nacionais de diversas modalidades, de acordo com os recursos financeiros disponíveis, com o objetivo de selecionar os atletas para representar o Brasil nas competições internacionais, bem como promover a prática esportiva, a integração, troca de experiências entre atletas e técnicos, etc.

As ARDEMs, por sua vez, realizam sob supervisão e apoio técnico da ABDEM, competições regionais tais como: os Estaduais, eventos de alto nível visando o desenvolvimento técnico das modalidades e classificação para os campeonatos nacionais; Festivais, campeonatos abertos, visando a participação em vez da competição, disseminando o gosto pela prática esportiva; Olimpíadas, eventos abrangendo diversas modalidades e um grande número de atletas.

Através deste modelo, a ABDEM desenvolve e qualifica suas equipes e atletas que, apesar de geralmente competirem em situação de desigualdade financeira e estrutural com equipes de países desenvolvidos, conseguem obter resultados expressivos nas competições internacionais das quais participam.
Resultados

Global Games – Suécia 2004

Evento nos moldes das Olimpíadas, organizado pela INAS/FID na Suécia, com aparticipação de XX países. A delegação brasileira contou com 85 pessoas, obtendo os seguintes resultados:

 

  • 04 medalhas de ouro no Atletismo, todas com quebra de recorde mundial.
  • 03 medalhas de prata no Atletismo.
  • 02 medalhas de bronze, na Natação e no Basquete Masculino.

Jogos Parapanamericanos de Mar Del Plata – Argentina 2003

  • 04 medalhas de ouro, 02 na Natação, com quebra de recorde parapanam. e 02 no Atletismo.
  • 10 medalhas de prata, 06 na Natação e 04 no Atletismo.
  • 09 medalhas de bronze, 04 na Natação e 05 no Atletismo.

Campeonato Mundial de Tênis de Mesa – México 2003

  • Classificação do atleta Lucas Maciel para os Jogos Paraolímpicos de Atenas, ranqueado entre os 08 melhores do mundo.

Campeonato Europeu Aberto de Basquete – Polônia 2003

  • Equipe Masculina: 3º lugar.
  • Equipe Feminina: 5º lugar.

Futebol

A seleção brasileira de futebol da ABDEM participou de todos os últimos campeonatos mundiais realizados pela INAS/FID, obtendo as seguintes classificações:

 

  • 5º lugar nos Global Games – Suécia 2004
  • 7º lugar no Campeonato Mundial – Japão 2002
  • 2º lugar no Campeonato Mundial – Inglaterra 1998.

 

Em 2006 nossa seleção ficou de fora do Mundial da Alemanha por falta de recursos.


 


Critério da ABDEM

1) O Atleta deve apresentar QI abaixo de 75
Os testes permitidos para mensurar o QI são:
Wisc III – atleta até 16 anos e 11 meses
Wais III – atleta até 16 anos e 11 meses em diante; Raven Escala Geral – sem limite de idade.

2) O Diagnóstico da deficiência deve ocorrer antes dos 18 anos.

3) Relatório de Comportamento Adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas.

4) Enviar cópia do RG ou certidão de nascimento e 1 foto 3×4.

5) Preencher formulário de Inscrição para ABDEM no link abaixo.

– Formulário de inscrição ABDEM

– Ficha de Orientações para relatório psicológico.

 


 

Critério de elegibilidade

1) O Atleta deve apresentar QI abaixo de 75

Os testes permitidos para mensurar o QI são:
Wisc III – atleta até 16 anos e 11 meses
Wais III – atleta até 16 anos e 11 meses em diante; Raven Escala Geral – sem limite de idade.

2) O Diagnóstico da deficiência deve ocorrer antes dos 18 anos.

3) Relatório de Comportamento Adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas.

4) Enviar cópia do RG ou certidão de nascimento e 1 foto 3×4.

5) Preencher formulário de Inscrição para ABDEM no link abaixo.

– Formulário de inscrição ABDEM

– Ficha de Orientações para relatório psicológico.